Extensão

Vídeo-aula com o tema “Sentidos e significados do trabalho” para o programa de integração dos novos servidores técnicos em assuntos educacionais e docentes da Universidade Federal de Santa Catarina.

As atividades de extensão são realizadas por meio de temáticas pertinentes ao campo de atuação da Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho em organizações (do primeiro, segundo e terceiro setores) e em outros espaços de vida. São elas:

  • apresentações de filmes com rodas de diálogos e aprendizado compartilhado;
  • Curso de Qualificação de Coordenadores para construir e fortalecer virtudes e qualidades humanas;
  • oficinas vivenciais com temas dessa área de conhecimento e campo de atuação;
  • divulgação de informações sobre a Psicologia Positiva nas organizações e no trabalho em espaços da UFSC e outras instituições parceiras ou que façam convites;
  • parcerias com trabalhos de extensão vinculados à Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho desenvolvidos em outras instituições de ensino, pesquisa e extensão; e
  • divulgações de pesquisas e trabalhos de extensão desenvolvidos pelos participantes da equipe do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (Lappot).

ATIVIDADES

  • 2020 – em andamento. LAPPOT na Quarentena: contribuições da Psicologia Positiva para situações de isolamento social. Trata-se de um evento de extensão na modalidade a distância, via “lives” por meio do Instagram, cujo propósito é o de, a partir de “lives” inter-relacionadas, apresentar ao público de modo geral, temas importantes da Psicologia Positiva, que possam contribuir efetivamente para o enfrentamento positivo, de modo que as pessoas possam construir e manter comportamentos saudáveis, diante das ameaças impostas pelo “invisível” e “letal ” COVID19. Se espera que este Evento de extensão contribua para ?ajudar a ajudar as pessoas?, mesmo que virtualmente, a ampliarem suas consciências, no que diz respeito às suas forças, virtudes e qualidades positivas, as quais são imprescindíveis à manutenção e à ampliação de imunidades físicas e psicossociais, de modo que a raça humana possa obter êxito, sobreviver, aprender e melhorar existencialmente nos diversos planos de suas vidas.
  • 2017 – em andamento. Programa de Desenvolvimento/Capacitação Continuada em Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho. O programa tem como propósito fundamental, capacitar de modo continuado, os integrantes permanentes e eventuais do LAPPOT, com o intuito de, por meio de ações de desenvolvimento humano, ajudar à potencializar qualidades e virtudes, inerentes ao capital psicológico positivo (Otimismo, Resiliência, Esperança e Auto Eficácia), de gestores, demais trabalhadores e seres humanos da comunidade em geral. Por meio das ações desenvolvidas visando o desenvolvimento do Capital Psicológico Positivo se procurará realizar estudos e pesquisas com o propósito de ampliar conhecimentos referentes ao fenômeno objeto de estudo. Também se procurará, em especial, junto aos gestores, de entidades públicas, privadas e não governamentais, qualificá-los por meio dos princípios e das práticas da Liderança Positiva, Ética, Autêntica e Espiritual. Considerando os aspectos até aqui elencados, este Programa, tem, em princípio, os seguintes objetivos: a. Qualificar de modo continuado, facilitadores em Desenvolvimento do capital Psicológico Positivo; b. Realizar estudos e pesquisas, a partir e com base nas intervenções realizadas; c. Produzir e divulgar, por meio da publicação em periódicos e livros, as descobertas advindas, das experiências protagonizadas, por meio de eventos de capacitação, desenvolvimento de qualidades e virtudes dos participantes de grupos de desenvolvimento, pesquisas realizadas, visando mensurar, níveis de Capital Psicológico Positivo, antes e depois das intervenções feitas e eventuais consultorias feitas a respeito; e d. Prestar consultoria a respeito do assunto (Capital Psicológico Positivo), visando ajudar na implementação de Políticas e de Práticas Organizacionais, endereçadas ao desenvolvimento conceitual e vivencial do mesmo..